sexta-feira, 19 de março de 2010

Historiadores resgatam a história da dança e do teatro




















Os historiadores Etiene Pires, Leila Cunha, Valéria da Silva e Weiden, vêm resgatando a história da arte representativa de Ipatinga, da década de 60 à década de 90, por meio do projeto Memória e documentação da dança e do Teatro em Ipatinga, desenvolvido por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e com o apoio do Sindicato do Empregados no Comércio de Ipatinga (Seci).

“A idéia é recuperar, através da história oral, aquilo que não temos em documento, e registrar os fatos ligados às artes representativas em catálogo”, conta Leila Cunha, informando em seguida que o trabalho de pesquisa vem sendo coordenado por Cláudia Coutinho, professora de História do Unileste-MG.

Para isso, os historiadores vêm entrevistando pessoas ligadas ao teatro, como Darci di Mônaco, Eliane Santos, e à dança, como Zélia Olguin, que em 1964 trouxe o balé clássico para o Vale do Aço. “Outra ação prevista é uma reunião com os artistas e outras pessoas que contribuíram para a construção dessa história a fim de estimular a memória coletiva do grupo. O encontro, batizado como Chá da Memória, será na Academia Olguin, o primeiro palco da nossa cidade”, informa Leila.

O evento ganhará registro em DVD, com imagens de Tiago e fotografia de Pedro Bastos e editoração eletrônica do designer gráfico, Alexandre Campos. O DVD será anexado ao catálogo. As fotos terão textos extensos como legendas. “As fotos, por si só, não alcançam a história, por isso nossas legendas não terão apenas uma ou duas linhas. Vamos considerar os textos mais amplos como legendas”, detalha a historiadora.

SERVIÇO


Grupos interessados em divulgar seu trabalho no catálogo Memória e documentação da dança e do Teatro em Ipatinga devem enviar, até esta segunda-feira (30), uma foto de boa qualidade do grupo e um texto de três linhas sobre o trabalho que desenvolvem para o e-mail: leila.cultura@gmail.com. Outras informações pelos telefones (31) 8829-9591 ou 3823-0704.

Nenhum comentário:

Postar um comentário